Semeadura direta de candeia (Eremanthus erythropappus) sob diferentes adubações em Inconfidentes
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n2200978Resumo
Eremanthus erythropappus é uma espécie florestal nativa encontrada em grandes altitudes que possui grande interesse econômico devido ao óleo que é extraído de toda a planta e por isso vem sendo dizimada. Os objetivos deste estudo foram: i) avaliar se a técnica de regeneração artificial por semeadura direta pode ser empregada para a espécie, ii) avaliar a influência do clima de Inconfidentes - MG na semeadura direta de E. erythropappus, e iii) avaliar se a adubação tem influ- ência na emergência das plântulas. A semeadura direta de E. erythropappus foi realizada em campo no período chuvoso no delineamento em blocos casualizados com 4 tratamentos (superfosfato simples, esterco bovino, formulado NPK 8-28-16 e testemunha) e 3 repetições. A emergência das plântulas foi avaliada 30 e 64 dias após a semeadura. Com os resultados obtidos pode-se concluir que a semeadura direta não foi uma técnica de regeneração artificial adequada para a espécie nas condições climáticas ocorridas em Inconfidentes, MG, durante a condução do experimento e que a adubação foi indiferente na emergência das plântulas semeadas diretamente na cova. Palavras-chave: regeneração artificial, época de semeadura, precipitação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.