Efeito de doses de herbicida inibidor de fotossitema II em plântulas de Brachiaria decumbens spp.
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n42015786Palavras-chave:
controle de germinação, controle químico, plantas daninhasResumo
Por meio deste trabalho buscou-se avaliar o controle de sementes Brachiaria decumbens com o uso de diferentes doses de herbicida pré-emergente. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Fitotecnia da Universidade Camilo Castelo Branco, foram utilizadas sementes de Brachiaria decumbens, submetidas a quatro tratamentos com quatro repetições, sendo doses de (0, 500, 1000 e 1500 mg.L-1) do herbicida, sendo dispostos no delineamento inteiramente ao acaso. Como Herbicida, foi utilizado o produto Combine* 500 SC que, e em sua composição tem-se (5-tert-butyl-1,3,4-thiadiazol-2-yl)-1,3-dimethylurea, Tebutiurom 500 g/L (50,0% m/v). As sementes foram imersas por 2 horas respectivamente em suas dosagens, após isso foram separas e colocas em papel de germitest. Logo em seguida os papéis foram enrolados e levados ao germinador com temperatura variando de 25 a 30ºC por um período de 14 dias. Ao quatorze dia de germinação foi feita a contagem da porcentagem de plântulas germinadas e leitura do comprimento da parte aérea e raiz, onde foi constatada que todas as variáveis foram afetadas pelo aumento das dosagens do herbicida Combine. A subdose aumentou o crescimento da parte aérea das plântulas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.