Seleção de cultivares de cana-de-açúcar potenciais para o município de Lavras - sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n12016788Palavras-chave:
Saccharum spp. Produção. Correlação. Índice de seleçãoResumo
A cultura da cana-de-açúcar desempenha um papel econômico importante na região de Lavras, Minas Gerais, onde é cultivada sem muito aporte tecnológico e com cultivares não adaptadas às condições edafoclimáticas locais. O objetivo deste trabalho foi avaliar cultivares de cana-de-açúcar quanto ao potencial produtivo agroindustrial na região sul de Minas Gerais, bem como estudar a associação entre os caracteres agronômicos e industriais no primeiro corte. O experimento foi conduzido no município de Lavras/MG, onde foram avaliadas 16 cultivares recomendadas para a indústria sucroalcooleira, em delineamento experimental látice quádruplo 4 x 4. Os resultados apresentados demonstraram que houve uma grande variabilidade genética entre as cultivares, proporcionando a formação de vários grupos de caracteres agroindustriais para os genótipos avaliados. Os genótipos que apresentaram um maior teor de fibra reduziram, ao mesmo tempo, a produção e a qualidade da matéria-prima da cana-de-açúcar. As cultivares SP891115, RB925211 e CTC9 foram as que apresentaram melhor desempenho quanto aos caracteres agroindustriais TCH, Pol, Fibra e ATR, e poderão ser indicadas para o cultivo comercial na região de Lavras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.