Cálculo da latitude e direção dos pólos pela projeção da trajetória circular das estrelas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n2200983Resumo
Muitas vezes, a gente olha para o céu e admira a beleza das estrelas, até contamos, mas nem imaginamos que podemos estudar estes astros luminosos, bem como nos localizarmos por meio deles, assim como faziam os navegadores do passado. Na verdade, esta atividade é uma das mais antigas estudadas pelo homem. Este trabalho mostra um método novo e simplificado para determinar tanto a coordenada da latitude astronômica e a direção do Pólo Norte ou do Sul, por meio da observação de estrelas. A idéia é que esse método possa ser utilizado sem a prévia informação do anuário astronômico, bem como sem a prévia escolha do astro a ser observado. O método tem originado do princípio de que, caso tivéssemos um astro localizado exatamente na posição do pólo sul, seria suficiente posicionar o instrumento e visar o astro para determinar a latitude (altura do pólo elevado), independentemente do horário de observação, pois, o mesmo não teria movimento aparente algum. Portanto, este método sugere que, após a escolha do astro, o mesmo deverá ser observado, no mínimo em três posições diferentes. Projetando estas trajetórias em um plano perpendicular ao eixo terrestre rotação da Terra no pólo, tem-se várias circunferências concêntricas. O centro desta circunferência seria a posição exata do pólo. Determinando o centro da circunferência determina-se também a latitude e a direção dos pólos. Pode-se concluir que o método apresentado é viável para determinação da latitude e da direção dos pólos, pois os resultados encontrados foram satisfatórios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.