Comparação de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência no período chuvoso e seco em Piripiri (PI)
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016862Palavras-chave:
agricultura, manejo da irrigação, meteorologiaResumo
Diversos métodos empíricos vêm sendo utilizados para a quantificação da evapotranspiração de referência em virtude das dificuldades de acesso dos produtores às variáveis empregadas pelo modelo-padrão de Penman-Monteith-FAO. Assim, objetivou-se com a realização deste trabalho avaliar, para as condições climáticas de Piripiri (PI), diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração de referência (Hargreaves-Samani, Ivanov, Jensen-Haise, Thornthwaite e Priestley-Taylor), comparando-os com o método-padrão de Penman-Monteith-FAO. Foi utilizado um conjunto de dados diários de dez anos (2002 a 2012) de temperatura do ar, velocidade do vento, umidade relativa do ar e insolação. Os dados foram obtidos na estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), situada no município de Piripiri. A estimativa da ETo foi feita para o período chuvoso (janeiro a maio) e seco (junho a dezembro). Os resultados mostraram que o uso da equação de Jensen-Haise apresentou o melhor desempenho na estimativa diária da evapotranspiração de referência nas condições climáticas de Piripiri (PI) nas duas escalas de tempo avaliadas (chuvoso e seco).
Palavras-chave: Agricultura. Manejo da Irrigação. Agrometeorologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.