Avaliação química da qualidade da água do Ribeirão da Mata (MG)
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016863Palavras-chave:
Contaminação, Ecotoxicologia, Poluição, Qualidade da águaResumo
O presente estudo visou avaliar a qualidade da água do Ribeirão da Mata no segmento entre os municípios de Capim Branco e Matozinhos, Minas Gerais. Foram coletadas amostras de água durante os anos de 2011 e 2012, durante o período das chuvas e da seca. Determinaram-se as concentrações de fosfato, nitrato, nitrito, amônia, sulfato e fenol, realizadas por método colorimétrico em espectrofotômetro. De todas as 24 amostras analisadas, foram encontrados valores elevados de amônia para uma amostra, fenol para 21 amostras, fosfato para 11 amostras e nitrato para uma amostra. Por outro lado, nenhuma amostra analisada apresentou valores elevados de nitrito e sulfato. Os níveis de fosfato foram mais elevados no período das chuvas do que na seca. Assim, as amostras de água coletadas no Ribeirão da Mata apresentaram valores de fenol, amônia e fosfato elevados, caracterizando qualidade inadequada da água em decorrência de poluição por dejetos domésticos e industriais.
Palavras-chave: Contaminação. Ecotoxicologia. Poluição. Recursos Hídricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.