Pulverização foliar com nitrogênio e zinco em milho (Zea mayz L.) “safrinha” em Confresa (MT)
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n12017869Resumo
Objetivou-se avaliar a produtividade de milho (Zea mayz L.) “safrinha” no município de Confresa (MT) em função da pulverização foliar com nitrogênio e zinco. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados dispostos em esquema fatorial 4 x 4 em 4 repetições, totalizando 64 parcelas. Os tratamentos estatísticos foram 4 doses de nitrogênio (0,00; 0,25; 0,50; 0,75 kg ha-1) e 4 doses de zinco (0,00; 0,40; 0,60; 0,80 kg ha-1). As características do milho avaliadas foram matérias frescas e secas das partes aérea (MFPA e MSPA) e raiz (MFR e MFPA), teor foliar de zinco (ZnFOL) e nitrogênio (NFOL), índice de coloração verde foliar (ICV) e produtividade de grãos (PRODU) de milho. Os dados obtidos das características avaliadas foram submetidos à análise de variância (ANAVA) da regressão experimento. Das características com valor de F da ANAVA significativo a 5 % de probabilidade foram obtidos os modelos de regressão linear múltipla. Foi observado elevação dos valores de ZnFOL e NFOL, o que influenciou a elevação dos valores de ICV. Tais características também influenciaram os valores de MFR e MSR, sendo os maiores observados nos teores de ZnFOL e NFOL dentro das suas faixas de suficiências. Não houve relação direta entre o melhor desenvolvimento da planta de milho e produtividade de grãos com os teores de ZnFOL. O valor de NFOL observado na maior produtividade de grãos de milho corroborou a literatura citada.
Palavras-chave: Tecido vegetal. Sinergia. Doses.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.