Quantificação de esporos de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) em solo sob diferentes cultivos de cafeeiros
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016923Palavras-chave:
Agrofloresta, Microbiologia, Micorrizas, Esporos.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a possível influência da cafeicultura implantada em Sistema Agroflorestal (SAF) e em Sistema Convencional de Produção (SCP), sobre os FMA’s. As amostragens das áreas de estudo, foram coletadas em Agosto de 2012 (época seca do ano). Os esporos foram extraídos pelo método do peneiramento úmido, e suas respectivas contagens foram realizadas 24 horas depois de realizada a técnica de extração dos mesmos, com o auxílio de microscópio estereoscópico. Os dados estatísticos foram tratados no software Statistica 2009, através da avaliação do DP (desvio padrão) dos valores e relação das médias através do Teste de Tukey (p<0,05). O menor número de esporos encontrados sob o cultivo de SCP foi de 103 unidades/50 mL de solo, e o maior foi de 142 unidades/50 mL de solo. O menor número de esporos encontrados sob o cultivo de SAF foi de 275 unidades/50 mL de solo, e o maior foi de 319 unidades/50 mL de solo. Os números de esporos de FMA’s encontrados neste presente estudo, foram maiores na área sob cultivo de SAF em comparação à área sob cultivo de SCP, portanto, houve influência do tipo de manejo conduzido nas culturas de café.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.