Registros ocasionais de mamíferos de médio e grande porte na microrregião de Lavras e São João del Rei, Campo das Vertentes, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n12017930Palavras-chave:
Descrição. Diversidade. Mastofauna.Resumo
Trabalhos descritivos que visam reportar a ocorrência de espécies da mastofauna são de grande importância, uma vez que fornecem subsídios para a construção de práticas conservacionistas. Contudo, no Brasil, muitas áreas ainda carecem de estudos e uma dessas é a mesorregião do Campo das Vertentes. O presente trabalho objetivou reunir e apresentar registros de mamíferos de médio e grande porte coligidos ao longo dos últimos seis anos. Os registros aqui reportados resultaram de encontros ocasionais ocorridos durante inventários da fauna, com foco em outros grupos, conduzidos entre 2009 e 2014. No total foram encontradas 19 espécies pertencentes a seis ordens: Artiodactila (2 espécies); Carnívora (9 espécies); Lagomorpha (1 espécie); Primates (4 espécies); Rodentia (2 espécies); Cingulata (1 espécie). Embora esteja sob intensa pressão antrópica, a área de estudo abriga espécies importantes do ponto de vista ecológico e conservacionista, a exemplo da onça-pintada (Panthera onca), predador de topo de cadeia alimentar em estado crítico de ameaça no estado de Minas Gerais. Recomenda-se a realização de estudos sistematizados a fim de ampliar o conhecimento sobre a comunidade de mamíferos de médio e grande porte da região.
Palavras-chave: Descrição. Diversidade. Mastofauna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.