Composição da avifauna do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n22017937Resumo
As aves desempenham diferentes funções ecossistêmicas, entretanto, ainda são escassos os estudos de diversidade em alguns lugares do país como o sul de Minas Gerais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é obter informações sobre a avifauna do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. O estudo foi realizado no período de março de 2014 a agosto de 2015, totalizando 30 dias de observações em fragmentos de floresta estacional semidecidual montana, áreas abertas e alagadas no Campus da Fazenda Escola do IFSULDEMINAS, município de Inconfidentes, Minas Gerais. As espécies foram registradas por meio de observações diretas, vista armada e desarmada, com registro fotográfico. Foram identificadas 107 espécies de aves pertencentes a 38 famílias e a 20 ordens. As famílias mais representativas em números de espécies foram a Thraupidae com 14 espécies avistadas e a Tyrannidae com 13 espécies, que são frequentes pelo grande número de espécies que compõem essas famílias. Algumas das espécies encontradas constam da lista das espécies ameaçadas de extinção para o Estado de Minas Gerais, demonstrando a relevância da área para a avifauna.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.