Qualidade da água da Lagoa do Josino, em Formiga (MG)

Joaquim Cordeiro Neto, Michael Silveira Thebaldi, Nathane Manuelle Silva Vilela, Ascânio Vaz Silva, Ivani Pose Martins

Resumo


A água é o recurso natural mais importante da Terra, sendo indispensável para a vida, assim, sua qualidade deve ser preservada. A partir disso, este trabalho tem por objetivo analisar a qualidade da água da Lagoa do Josino, localizada no município de Formiga (MG), a partir de análises físicas, químicas e microbiológicas. Para tal, foram coletadas amostras de água em diversos pontos da Lagoa do Josino, que apresenta diferentes formas de uso e ocupação em suas imediações. Foram analisados os seguintes parâmetros, entre os meses de agosto e outubro de 2015, pH, condutividade elétrica, temperatura, oxigênio dissolvido, turbidez, nitrato, nitrito, amônia, nitrogênio total, potássio, fósforo, ferroII, ferroIII, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais, sólidos dissolvidos totais, sólidos sedimentáveis, coliformes termotolerantes e totais, em cinco repetições. Os resultados obtidos para DBO, fósforo total, coliformes termotolerantes e totais não estão de acordo com o preconizado pela Resolução 357/2005 do CONAMA para Corpos Hídricos Classe 1 e pela Resolução 274/2000, do mesmo conselho.


Palavras-chave


Contaminação de águas superficiais; Balneabilidade; Gestão dos recursos hídricos.

Texto completo:

PDF

Referências


APHA – American Public Health Association. Standard methods for examination of water and wastewater. 19. ed. Washinton: American Public Health Association, 1995. 1193p.

BERNADO, L.; PAZ, L. P. S. Seleção de tecnologias de tratamento de água. 1 ed. São Carlos: LDIBE, 2008. 878p.

BRASIL. Ministério do meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n. 274. Diário Oficial da União,29 Nov. 2000.

BRASIL. Ministério do meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n. 357. Diário Oficial da União,17 Mar. 2005.

DAMASCENO, L. M. O. Avaliação e monitoramento da qualidade da água do rio Poti na região de Teresina, PI. Monografia (Graduação em Tecnologia em Meio Ambiente) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Piaui, Teresina, 2005.

ESTEVES, F. A. Fundamentos de Limnologia. 3.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. 826 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v9n22017998

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Agrogeoambiental

Rev. Agrogeoambiental, Pouso Alegre, MG, Brasil. e-ISSN: 2316-1817

Licença Creative Commons

A Revista Agrogeoambiental está licenciada por uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.