Qualidade da água da Lagoa do Josino, em Formiga (MG)
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n22017998Palavras-chave:
Contaminação de águas superficiais, Balneabilidade, Gestão dos recursos hídricos.Resumo
A água é o recurso natural mais importante da Terra, sendo indispensável para a vida, assim, sua qualidade deve ser preservada. A partir disso, este trabalho tem por objetivo analisar a qualidade da água da Lagoa do Josino, localizada no município de Formiga (MG), a partir de análises físicas, químicas e microbiológicas. Para tal, foram coletadas amostras de água em diversos pontos da Lagoa do Josino, que apresenta diferentes formas de uso e ocupação em suas imediações. Foram analisados os seguintes parâmetros, entre os meses de agosto e outubro de 2015, pH, condutividade elétrica, temperatura, oxigênio dissolvido, turbidez, nitrato, nitrito, amônia, nitrogênio total, potássio, fósforo, ferroII, ferroIII, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais, sólidos dissolvidos totais, sólidos sedimentáveis, coliformes termotolerantes e totais, em cinco repetições. Os resultados obtidos para DBO, fósforo total, coliformes termotolerantes e totais não estão de acordo com o preconizado pela Resolução 357/2005 do CONAMA para Corpos Hídricos Classe 1 e pela Resolução 274/2000, do mesmo conselho.
Referências
APHA – American Public Health Association. Standard methods for examination of water and wastewater. 19. ed. Washinton: American Public Health Association, 1995. 1193p.
BERNADO, L.; PAZ, L. P. S. Seleção de tecnologias de tratamento de água. 1 ed. São Carlos: LDIBE, 2008. 878p.
BRASIL. Ministério do meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n. 274. Diário Oficial da União,29 Nov. 2000.
BRASIL. Ministério do meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução n. 357. Diário Oficial da União,17 Mar. 2005.
DAMASCENO, L. M. O. Avaliação e monitoramento da qualidade da água do rio Poti na região de Teresina, PI. Monografia (Graduação em Tecnologia em Meio Ambiente) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Piaui, Teresina, 2005.
ESTEVES, F. A. Fundamentos de Limnologia. 3.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. 826 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.