Parâmetros microbiológicos e físico químicos em um sistema de compostagem experimental de carcaças e dejetos sólidos de suínos
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n320171018Palavras-chave:
Suinocultura, Resíduos Sólidos, Bioremediação, BactériasResumo
O tratamento adequado de resíduos agropecuários é uma preocupação constante dos organismos governamentais. O destino em locais inapropriados apresentam inconvenientes que proporcionam aumento dos riscos ambientais e sanitários. Este trabalho teve por objetivo avaliar os parâmetros microbiológicos e físico químicos em um sistema experimental de compostagem de carcaças e dejetos de suínos. A investigação foi efetuada durante 70 dias. Realizou-se um tratamento com uma repetição onde foi utilizada uma parte de resíduo de carcaça de suíno e três de dejetos sólidos de suínos. Para a análise das bactérias do grupo coliforme foram efetuadas colheitas em quatro pontos da área da compostagem. Para o parâmetro temperatura, diariamente foi aferido com horário pré – determinado, desde o dia zero até o 70° dia do sistema. A investigação do pH foi efetuada semanalmente, durante setenta dias. Os resultados revelaram que o sistema experimental foi incapaz de reduzir coliformes totais, mas eliminou coliformes termotolerantes a partir da quinta semana. A fase termofilica durou nove semanas, com valores próximos a 50 °C e os valores de pH no inicio do experimento apresentaram leve alcalinidade e ao final neutralidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.