Parâmetros microbiológicos e físico químicos em um sistema de compostagem experimental de carcaças e dejetos sólidos de suínos
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n320171018Keywords:
Suinocultura, Resíduos Sólidos, Bioremediação, BactériasAbstract
O tratamento adequado de resíduos agropecuários é uma preocupação constante dos organismos governamentais. O destino em locais inapropriados apresentam inconvenientes que proporcionam aumento dos riscos ambientais e sanitários. Este trabalho teve por objetivo avaliar os parâmetros microbiológicos e físico químicos em um sistema experimental de compostagem de carcaças e dejetos de suínos. A investigação foi efetuada durante 70 dias. Realizou-se um tratamento com uma repetição onde foi utilizada uma parte de resíduo de carcaça de suíno e três de dejetos sólidos de suínos. Para a análise das bactérias do grupo coliforme foram efetuadas colheitas em quatro pontos da área da compostagem. Para o parâmetro temperatura, diariamente foi aferido com horário pré – determinado, desde o dia zero até o 70° dia do sistema. A investigação do pH foi efetuada semanalmente, durante setenta dias. Os resultados revelaram que o sistema experimental foi incapaz de reduzir coliformes totais, mas eliminou coliformes termotolerantes a partir da quinta semana. A fase termofilica durou nove semanas, com valores próximos a 50 °C e os valores de pH no inicio do experimento apresentaram leve alcalinidade e ao final neutralidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.