Qualidade e sustentabilidade: sistemas de certificação do café sob a ótica dos Pilares da Qualidade

Autores

  • Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme Universidade Federal de Lavras
  • Cintia Loos Pinto Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v10n420181159

Palavras-chave:

Certificação, Qualidade, Agronegócio, Café, Sustentabilidade

Resumo

Qualidade e sustentabilidade são conceitos complexos, mas cada vez mais importantes no contexto da produção de alimentos. Neste cenário, os sistemas de certificações assumem papel importante de coordenação das diversas cadeias. Este trabalho utiliza a metodologia de análise dos pilares da qualidade proposta por Leme (2007) para analisar quatro certificações ligadas ao café: o Programa de Qualidade do Café (PQC), a certificação do Café do Cerrado, a certificação Rainforest Alliance e a certificação Utz Certified. O objetivo é unir os conceitos de certificação e qualidade sob um referencial teórico único, analisando como estas certificações abordam a qualidade em suas normas e diretrizes. Para isto, os pontos principais de cada programa de certificação foram analisados e sistematizados segundo o modelo proposto. O modelo dos pilares da qualidade demonstrou-se muito útil para sistematizar e analisar os objetos de estudo no que se refere aos principais aspectos ligados à certificação e qualidade no agronegócio café. 

Biografia do Autor

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas. Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Pesquisador na área de Estudos de Mercado Construtivistas e Construção de Mercados, analisando certificações sustentáveis (terceiro setor e públicas), de qualidade e origem no agronegócio, com foco na construção dos mercados de produtos especiais e diferenciados, especialmente no agronegócio café. Ministra aulas sobre empreendedorismo, marketing, gestão rural e elaboração e avaliação de projetos. Coordenador da UFLA Jr. Consultoria Administrativa, Coordenador do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (NEEMP) e Pesquisador do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) da UFLA.

Cintia Loos Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras, linha de pesquisa Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas também pela UFJF (2007). Exerceu o cargo de Professora Substituta do Departamento de Ciências Administrativas da UFJF nos anos de 2008 a 2010; Atuou como Professora Temporária do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Inconfidentes, pólo de São Gonçalo do Sapucaí no ano de 2013. No 1º semestre de 2014 assumiu o cargo de professora efetiva do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba, lecionando na graduação em Engenharia de Produção. A partir do 2º semestre de 2014 passou a exercer o cargo de Professora efetiva do Instituto de Humanas da Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal, sendo responsável pelas disciplinas da área de Marketing. Desde agosto de 2015 exerce também o cargo de Coordenadora da graduação em Administração desta mesma instituição.

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Publicado

14-02-2019

Como Citar

Leme, P. H. M. V., & Pinto, C. L. (2019). Qualidade e sustentabilidade: sistemas de certificação do café sob a ótica dos Pilares da Qualidade. Revista Agrogeoambiental, 10(4). https://doi.org/10.18406/2316-1817v10n420181159

Edição

Seção

Artigo Científico