Efeito da adição do gesso agrícola em substrato no desenvolvimento de mudas de cafeeiro
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010287Resumo
O experimento foi conduzido em uma propriedade agrícola no município de Machado, Sul de Minas Gerais, com objetivo de avaliar a resposta das mudas de cafeeiro de cultivar Topázio MG 11-19 mediante a aplicação de doses crescentes de gesso agrícola ao substrato. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em um esquema fatorial com 6 tratamentos e 4 repetições. No final do experimento, as plantas foram colhidas, separadas em folha, caule e raiz, lavadas e secas para a obtenção do diâmetro do caule, área foliar, massa seca da parte aérea, massa seca de raiz, altura da planta e comprimento da raiz. As mudas foram formadas em saquinhos de polietileno, com a utilização do substrato padrão estabelecido pela cultura com um acréscimo de 6 doses diferentes de gesso agrícola, constituindo-se em seis diferentes tratamentos ( 0 kg, 2,5 kg, 5 kg, 10 kg, 20 kg e 40 kg) de gesso, para 1 m-3 de substrato. Com relação aos parâmetros diâmetro do caule e altura das plantas, a análise estatística mostrou que houve maiores incrementos nos valores para os tratamentos em torno de 10 a 15 kg de gesso agrícola por m-3 de substrato. Isso mostra que existe uma necessidade de complementação nutricional para um bom desenvolvimento das mudas de cafeeiro. Tanto doses menores, quanto doses maiores mostram efeitos negativos nos parâmetros de crescimento. Na dose zero de gesso agrícola, todas as características de crescimento das mudas estudadas apresentaram os menores valores. Com relação à massa seca de raiz, massa seca de parte aérea, comprimento da raiz e área foliar não apresentou diferença significativa em função dos tratamentos, mas, houve um incremento nos valores mé- dios dos parâmetros avaliados até a dose de 15 kg de gesso agrícola por m-3 de substrato.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.