Efeito da adição do gesso agrícola em substrato no desenvolvimento de mudas de cafeeiro
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010287Abstract
O experimento foi conduzido em uma propriedade agrícola no município de Machado, Sul de Minas Gerais, com objetivo de avaliar a resposta das mudas de cafeeiro de cultivar Topázio MG 11-19 mediante a aplicação de doses crescentes de gesso agrícola ao substrato. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em um esquema fatorial com 6 tratamentos e 4 repetições. No final do experimento, as plantas foram colhidas, separadas em folha, caule e raiz, lavadas e secas para a obtenção do diâmetro do caule, área foliar, massa seca da parte aérea, massa seca de raiz, altura da planta e comprimento da raiz. As mudas foram formadas em saquinhos de polietileno, com a utilização do substrato padrão estabelecido pela cultura com um acréscimo de 6 doses diferentes de gesso agrícola, constituindo-se em seis diferentes tratamentos ( 0 kg, 2,5 kg, 5 kg, 10 kg, 20 kg e 40 kg) de gesso, para 1 m-3 de substrato. Com relação aos parâmetros diâmetro do caule e altura das plantas, a análise estatística mostrou que houve maiores incrementos nos valores para os tratamentos em torno de 10 a 15 kg de gesso agrícola por m-3 de substrato. Isso mostra que existe uma necessidade de complementação nutricional para um bom desenvolvimento das mudas de cafeeiro. Tanto doses menores, quanto doses maiores mostram efeitos negativos nos parâmetros de crescimento. Na dose zero de gesso agrícola, todas as características de crescimento das mudas estudadas apresentaram os menores valores. Com relação à massa seca de raiz, massa seca de parte aérea, comprimento da raiz e área foliar não apresentou diferença significativa em função dos tratamentos, mas, houve um incremento nos valores mé- dios dos parâmetros avaliados até a dose de 15 kg de gesso agrícola por m-3 de substrato.Downloads
Published
2010-12-01
How to Cite
Ramos, L., Nannetti, D. C., & Carmo, D. L. do. (2010). Efeito da adição do gesso agrícola em substrato no desenvolvimento de mudas de cafeeiro. Revista Agrogeoambiental, 2(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010287
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.