Acúmulo de Açucares em Variedades de Cana Influenciadas por Diferentes Supressões de Irrigação e Adubação
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n22011331Resumo
Objetivou-se, neste trabalho, avaliar as características tecnológicas de acúmulo de açúcares e ação da invertase de duas variedades de cana-de-açúcar submetidas a diferentes supressões de irrigação e níveis de adubação. O experimento foi instalado na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Montes Claros, em Janaúba-MG. O solo da área experimental foi classificado como Latossolo Vermelho Distrófico textura média, (LVd); (EMBRAPA, 1999), o delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, três repetições, em parcelas subdivididas (2 x 3 x 6) , sendo duas variedades de cana-de-açúcar RB85- 5453 e SP80-1816, três épocas de supressão de irrigação mais precipitação após corte (DIAC) caracterizadas aos 165, 195 e 225 dias, e na subparcela adubouse seis níveis de adubação mineral. As variáveis foram: brix, AR, ART, ATR e umidade. Os níveis de adubação interferiram na qualidade do caldo obtendo uma média geral de 24,30° brix, com a variedade RB85-5453 obtendo maiores valores para todas as variáveis analisadas. Observou-se valor de 0,8% AR na variedade SP80-1816 e mínimo na variedade RB85-5453 com 0,35 %AR, no parâmetro ATR, verificou-se que a variedade RB85-5453 apresentou melhor resultado, tendo possibilidade de atingir teores superiores a 189,25 kg de ATR t-1. O nível 6 de adubação obteve melhor desempenho nas condições de realização deste trabalho. A RB85-5453 é a mais indicada para a região, pois conseguiu altos níveis em produção industrial.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.