Análise temporal das classes de uso e ocupação da terra na bacia hidrográfica do Rio Vieira, Montes Claros, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013441Resumo
Este trabalho pautou-se na análise temporal do uso e ocupação da terra da bacia hidrográfica do rio Vieira, Montes Claros (MG). As classificações supervisionadas das imagens do satélite TM/LANDSAT-5 dos anos de 1990, 1995, 2000 e 2005 foram feitas no software ArcGIS 10.0. Identificaram-se as classes Área urbana, Vegetação, Área agrícola/Pastagem e Solo exposto. A exatidão global de todas as classificações, medida pelo índice Kappa, foi de qualidade Excelente. Observou-se, no período analisado, uma constante tendência de aumento das classes Área urbana e Solo exposto, enquanto que as classes Vegetação e Área agrícola/Pastagem apresentaram respostas variadas. O aumento da classe Solo exposto, relacionado com o aparecimento de novas áreas na bacia em estudo, indica forte tendência à degradação da bacia hidrográfica do rio Vieira.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.