Aplicação de doses do herbicida glyphosate no controle da Conyza bonariensis
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n32012476Resumo
A Conyza bonariensis é nativa da América do Sul, no Brasil tem significativa presença em campos nativos e lavouras das regiões sul, sudeste e centro-oeste. O uso indiscriminado de herbicidas no manejo da lavoura provocou o surgimento de casos de resistência a eles em diversas espécies de plantas invasoras, inclusive a buva. O objetivo deste trabalho é verificar a presença de biótipos de buva resistentes ao herbicida glyphosate. O experimento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho, no setor de fruticultura. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos constaram de doses crescentes de glyphosate, sendo: 0, 360, 720, 1440, 2880 e 5760 g ha-1 de ingrediente ativo. As plantas se encontravam no estádio de inflorescência. O experimento foi avaliado aos 21 dias após a aplicação dos tratamentos atribuindo notas com relação à toxicidade de 0 a 100%, sendo zero a ausência de sintomas e 100% atribuído à morte da planta. Os dados percentuais foram convertidos por arc sen(√(x/100)) e submetidos à análise de variância. Constatada a significância, as médias foram comparadas entre si pelo teste de Tukey ao nível de 1% de probabilidade. Os dados foram avaliados com o auxílio do programa estatístico R Development Core Team (2011). A maior dose (5760 g ha-1 de ingrediente ativo) não foi capaz de promover a morte da planta (100% de danos). Palavras chave: Conyza spp. Resistência. Pressão de seleção. Manejo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.