Acidentes de trabalho em empresas florestais de plantio, cultivo e extração de madeira
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013479Resumo
Os acidentes no trabalho e as doenças ocupacionais acarretam aos trabalhadores danos que podem variar de restrições laborais até a impossibilidade de trabalho, seja temporária ou permanente. O setor florestal que movimenta milhões de empregos todos os anos, acaba por ter condições de trabalho precárias e inseguras. O número de acidentes de trabalho que ocorrem a cada ano no setor florestal brasileiro é desconhecido. Porém, sabe-se que algumas das atividades deste setor situam-se, juntamente com as da construção civil e as petrolíferas, entre as mais perigosas. O objetivo do presente trabalho foi estudar os acidentes de trabalho em empresas florestais de plantio, cultivo e extração de madeira. Realizou-se pesquisa bibliográfica acerca do tema. Foram encontrados apenas nove artigos científicos sobre acidentes de trabalho em empresas florestais de madeira. Denota-se a falta de equipamentos adequados e a utilização de equipamentos e máquinas inseguros destinadas a esse setor de atividade. Também muitos acidentes de trabalho acontecem pela não qualificação e profissionalização adequada dos trabalhadores. Ainda, constatou-se que grande parte dos acidentes acontecem no momento da derrubada de árvores. Os acidentes que acontecem nesse setor são sub-notificados, não retratando a realidade e, portanto, outros estudos são importantes para o levantamento do número de acidentes em empresas florestais, visando à tomada de decisões para a melhoria da segurança e saúde do trabalhador rural.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.