Acidentes de trabalho em empresas florestais de plantio, cultivo e extração de madeira
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013479Abstract
Os acidentes no trabalho e as doenças ocupacionais acarretam aos trabalhadores danos que podem variar de restrições laborais até a impossibilidade de trabalho, seja temporária ou permanente. O setor florestal que movimenta milhões de empregos todos os anos, acaba por ter condições de trabalho precárias e inseguras. O número de acidentes de trabalho que ocorrem a cada ano no setor florestal brasileiro é desconhecido. Porém, sabe-se que algumas das atividades deste setor situam-se, juntamente com as da construção civil e as petrolíferas, entre as mais perigosas. O objetivo do presente trabalho foi estudar os acidentes de trabalho em empresas florestais de plantio, cultivo e extração de madeira. Realizou-se pesquisa bibliográfica acerca do tema. Foram encontrados apenas nove artigos científicos sobre acidentes de trabalho em empresas florestais de madeira. Denota-se a falta de equipamentos adequados e a utilização de equipamentos e máquinas inseguros destinadas a esse setor de atividade. Também muitos acidentes de trabalho acontecem pela não qualificação e profissionalização adequada dos trabalhadores. Ainda, constatou-se que grande parte dos acidentes acontecem no momento da derrubada de árvores. Os acidentes que acontecem nesse setor são sub-notificados, não retratando a realidade e, portanto, outros estudos são importantes para o levantamento do número de acidentes em empresas florestais, visando à tomada de decisões para a melhoria da segurança e saúde do trabalhador rural.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.