Levantamento do conhecimento da população urbana de Inconfidentes/MG sobre orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013493Resumo
Os sistemas de produção agrícola envolvem processos sociais, e a agricultura orgânica tem como princípio básico desenvolver uma produção livre do uso de defensivos e favorecer a interação do homem com os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. O município de Inconfidentes situa-se no Sul de Minas Gerais e destaca-se como um importante pólo de produção, sendo que muito do que se produz é comercializado de forma in natura na própria região. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento sobre o conhecimento da população local quanto à agricultura orgânica em detrimento à convencional. Verificou-se com os resultados desta pesquisa a necessidade de divulgação dessas definições bem como a aderência destes para disponibilização nos supermercados e quitandas locais. Há uma demanda de divulgação sobre o que é agricultura orgânica e sua principal diferença em comparação à convencional, ato este que será facilitado se os produtores de orgânicos da região “cobrar” das certificadoras maior marketing local. Também faz-se necessário ressaltar a importância da questão de educação ambiental, questão que possui influência sobre o comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente e por isso deve ser incentivada e incrementada como forma de reforço desse enorme mercado que está se expandindo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.