Uso de compostagem de carcaça de aves como componente de substrato para a produção de mudas de Eucalyptus grandis em sacolas plásticas e tubetes
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013517Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade do uso de composto de carcaça de aves como componente de substratos na produção de mudas de Eucalyptus grandis nos recipientes sacola plástica e tubete. O experimento foi conduzido no viveiro do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. As variáveis avaliadas foram sobrevivência das mudas, diâmetro a altura do colo, altura, massa seca da parte aérea, da raiz e total, e índice de qualidade de Dickson. A ausência e maiores proporções do composto de carcaça de aves no substrato proporcionaram maiores índices de mortalidade nos tubetes e nas sacolas plásticas. Na sacola plástica os substratos com 20% e 40% e nos tubetes o substrato com 40% da compostagem proporcionaram melhor diâmetro a altura do colo. O uso de 40% da compostagem no recipiente sacola plástica foi o que melhor favoreceu o desenvolvimento da altura das mudas e a maior massa seca total. O índice de qualidade de Dickson (IQD) teve melhor resultado no recipiente sacola plástica com 40% de composto. Conclui-se que o uso da compostagem de carcaça de aves, nas combinações com substrato, favoreceu o desenvolvimento das mudas em relação aos substratos 100% comercial Mecplant no recipiente tubete e em relação à terra de subsolo utilizada no recipiente sacola plástica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.