Uso de compostagem de carcaça de aves como componente de substrato para a produção de mudas de Eucalyptus grandis em sacolas plásticas e tubetes
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013517Abstract
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade do uso de composto de carcaça de aves como componente de substratos na produção de mudas de Eucalyptus grandis nos recipientes sacola plástica e tubete. O experimento foi conduzido no viveiro do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. As variáveis avaliadas foram sobrevivência das mudas, diâmetro a altura do colo, altura, massa seca da parte aérea, da raiz e total, e índice de qualidade de Dickson. A ausência e maiores proporções do composto de carcaça de aves no substrato proporcionaram maiores índices de mortalidade nos tubetes e nas sacolas plásticas. Na sacola plástica os substratos com 20% e 40% e nos tubetes o substrato com 40% da compostagem proporcionaram melhor diâmetro a altura do colo. O uso de 40% da compostagem no recipiente sacola plástica foi o que melhor favoreceu o desenvolvimento da altura das mudas e a maior massa seca total. O índice de qualidade de Dickson (IQD) teve melhor resultado no recipiente sacola plástica com 40% de composto. Conclui-se que o uso da compostagem de carcaça de aves, nas combinações com substrato, favoreceu o desenvolvimento das mudas em relação aos substratos 100% comercial Mecplant no recipiente tubete e em relação à terra de subsolo utilizada no recipiente sacola plástica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.