“Cientistas não esperam pelo conhecimento”: entrevista com o professor Gilson Volpato

Revista Agrogeoambiental

Resumo


Desde agosto de 2011, a Revista Agrogeoambiental publica notas biográficas de avaliadores como um reconhecimento à colaboração imprescindível desses profissionais. Pensamos em inovar um pouco nessa edição e optamos por publicar trechos de uma conversa que tivemos com Gilson Volpato, professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” em Botucatu (UNESP/Botucatu).

No início desse ano, a equipe da Revista Agrogeoambiental e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação viabilizou a vinda do professor Gilson Volpato para que ministrasse um curso de redação científica no câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS. Finalmente, na manhã da segunda-feira 4 de março, quase cem pesquisadores se reuniram para as 8 horas de um proveitoso curso durante o qual o professor Gilson Volpato explicou a lógica da redação científica e quais as precauções para quem pretende publicar em revistas internacionais de alto impacto.

Após o curso, o editor chefe da Revista Agrogeoambiental e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Marcelo Bregagnoli, encontrou-se com o professor Gilson para um bate papo sobre ciência, ensino de ciência e publicação. Abaixo estão trechos condensados da conversa. O vídeo com a versão integral pode ser conferido em http://www.ifsuldeminas.edu.br/~pppi

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v5n12013525

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Agrogeoambiental

Rev. Agrogeoambiental, Pouso Alegre, MG, Brasil. e-ISSN: 2316-1817

Licença Creative Commons

A Revista Agrogeoambiental está licenciada por uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.