“Cientistas não esperam pelo conhecimento”: entrevista com o professor Gilson Volpato

Autores

  • Revista Agrogeoambiental IFSULDEMINAS, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n12013525

Resumo

Desde agosto de 2011, a Revista Agrogeoambiental publica notas biográficas de avaliadores como um reconhecimento à colaboração imprescindível desses profissionais. Pensamos em inovar um pouco nessa edição e optamos por publicar trechos de uma conversa que tivemos com Gilson Volpato, professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” em Botucatu (UNESP/Botucatu).

No início desse ano, a equipe da Revista Agrogeoambiental e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação viabilizou a vinda do professor Gilson Volpato para que ministrasse um curso de redação científica no câmpus Muzambinho do IFSULDEMINAS. Finalmente, na manhã da segunda-feira 4 de março, quase cem pesquisadores se reuniram para as 8 horas de um proveitoso curso durante o qual o professor Gilson Volpato explicou a lógica da redação científica e quais as precauções para quem pretende publicar em revistas internacionais de alto impacto.

Após o curso, o editor chefe da Revista Agrogeoambiental e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Marcelo Bregagnoli, encontrou-se com o professor Gilson para um bate papo sobre ciência, ensino de ciência e publicação. Abaixo estão trechos condensados da conversa. O vídeo com a versão integral pode ser conferido em http://www.ifsuldeminas.edu.br/~pppi

Biografia do Autor

Revista Agrogeoambiental, IFSULDEMINAS, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Periódico científico de agrárias e meio ambiente, publicando agronomia, engenharia agrícola, geomática, geologia, silvicultura, zootecnia e ecologia.

Quadrimestral (abril, agosto e dezembro)

Índice Qualis B5 da Capes

Indexada em
e-revist@s
Latindex
Sumários.org 34684

ISSN impresso 1984-428X
ISSN eletrônico 2316-1817

Downloads

Publicado

05-04-2013

Como Citar

Agrogeoambiental, R. (2013). “Cientistas não esperam pelo conhecimento”: entrevista com o professor Gilson Volpato. Revista Agrogeoambiental, 5(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n12013525

Edição

Seção

Entrevistas