O comportamento de compra do consumidor de café orgânico no Sul de Minas

Autores

  • Dayanny Lopes IFSULDEMINAS, câmpus Machado
  • Diego César Terra de Andrade IFSULDEMINAS, câmpus Pouso Alegre

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015628

Resumo

O café é uma bebida apreciada no mundo inteiro, e seu valor comercial vem crescendo ao longo dos anos. A demanda por produtos orgânicos também vem aumentando, frente a consumidores preocupados com questões relacionadas à saúde e ao meio ambiente. A decisão de comprar um produto ou serviço é um momento importante para consumidores. Isto significa que as estratégias de marketing devem ser inteligentes, eficazes e direcionadas ao mercado-alvo. Dentro deste contexto, uma análise das influências no processo de compra dos consumidores finais - o que pensam, como agem, quem influencia suas decisões - passa a ser fundamental. Este comportamento, determinante na decisão de compra, leva os profissionais de marketing a desenvolverem estratégias que influenciem o consumidor na sua decisão de compra. O objetivo desse estudo foi analisar as influencias do comportamento de compra do consumidor de café orgânico. Para tal foi realizada uma pesquisa nos principais supermercados de Machado e Poço Fundo/MG. Ao longo do estudo foram identificados diversos fatores que poderão auxiliar futuras ações no sentido de fomentar o consumo do produto e melhorar a sua eficiência e competitividade no mercado de café. Os dois atributos que estão relacionados à experiência na determinação da compra são: o sabor e marca, a reputação e a constância de padrões. O estudo conclui que os consumidores preferem embalagens mais chamativas e que possuem cores mais vibrantes.

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Publicado

11-09-2014

Como Citar

Lopes, D., & Andrade, D. C. T. de. (2014). O comportamento de compra do consumidor de café orgânico no Sul de Minas. Revista Agrogeoambiental, 7(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015628

Edição

Seção

Artigo Científico