O comportamento de compra do consumidor de café orgânico no Sul de Minas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015628Abstract
O café é uma bebida apreciada no mundo inteiro, e seu valor comercial vem crescendo ao longo dos anos. A demanda por produtos orgânicos também vem aumentando, frente a consumidores preocupados com questões relacionadas à saúde e ao meio ambiente. A decisão de comprar um produto ou serviço é um momento importante para consumidores. Isto significa que as estratégias de marketing devem ser inteligentes, eficazes e direcionadas ao mercado-alvo. Dentro deste contexto, uma análise das influências no processo de compra dos consumidores finais - o que pensam, como agem, quem influencia suas decisões - passa a ser fundamental. Este comportamento, determinante na decisão de compra, leva os profissionais de marketing a desenvolverem estratégias que influenciem o consumidor na sua decisão de compra. O objetivo desse estudo foi analisar as influencias do comportamento de compra do consumidor de café orgânico. Para tal foi realizada uma pesquisa nos principais supermercados de Machado e Poço Fundo/MG. Ao longo do estudo foram identificados diversos fatores que poderão auxiliar futuras ações no sentido de fomentar o consumo do produto e melhorar a sua eficiência e competitividade no mercado de café. Os dois atributos que estão relacionados à experiência na determinação da compra são: o sabor e marca, a reputação e a constância de padrões. O estudo conclui que os consumidores preferem embalagens mais chamativas e que possuem cores mais vibrantes.Downloads
Published
2014-09-11
How to Cite
Lopes, D., & Andrade, D. C. T. de. (2014). O comportamento de compra do consumidor de café orgânico no Sul de Minas. Revista Agrogeoambiental, 7(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015628
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.