Efeito da aplicação de inseticidas no crescimento de mudas de cafeeiro
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015653Resumo
O objetivo do presente trabalho foi verificar o efeito da aplicação dos inseticidas thiamitoxan e imidaclopride, em diferentes doses, sobre os parâmetros de desenvolvimento das mudas de cafeeiro. O experimento foi instalado em viveiro comercial em Muzambinho-MG, no período de julho de 2010 a fevereiro de 2011. As mudas foram formadas em saquinhos de polietileno perfurados, que após encanteirados, procedeu-se a semeadura com duas sementes de Coffea arabica L., cultivar Catuaí Vermelho IAC 144. Os tratamentos constituíram-se: T1: 2 aplicações de imidaclopride(1ml.L-1 água) nos estágios orelha de onça e 2° par de folhas verdadeiras;T2: 1 aplicação de imidaclopride (1ml.L-1 água) no estágio de orelha de onça; T3: 2 aplicações de thiamitoxan(0,5g.L-1água) nos estágios orelha de onça e 2° par de folhas verdadeiras; T4: 1 aplicação de thiamitoxan(0,5g.L-1água) no estágio de orelha de onça; T5: Testemunha. O delineamento experimental utilizado foi o de Blocos Casualizados, sendo quatro o número de repetições por tratamento. Aos 180 dias após a instalação do experimento, as oito mudas centrais da parcela útil foram retiradas e avaliadas nas características: altura, diâmetro do caule, número de pares de folhas, biomassa fresca e seca da parte aérea e raiz. Os tratamentos com o inseticida thiametoxan (2 aplicações) proporciona melhor desenvolvimento das mudas de cafeeiros com efeito positico sobre o diâmetro de caule e biomassa fresca e seca do sistema radicular. Por outro lado, a aplicação de imidaclopride prejudica o desenvolvimento das mudas de cafeeiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.