Efeito da aplicação de inseticidas no crescimento de mudas de cafeeiro

Autores

  • Emerson Alexandre Durante
  • Anna Lygia Rezende Maciel IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho
  • Roniel Geraldo Avila Universidade Federal de Lavras
  • Paula Tristão Santini Universidade Federal de Lavra (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015653

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi verificar o efeito da aplicação dos inseticidas thiamitoxan e imidaclopride, em diferentes doses, sobre os parâmetros de desenvolvimento das mudas de cafeeiro. O experimento foi instalado em viveiro comercial em Muzambinho-MG, no período de julho de 2010 a fevereiro de 2011. As mudas foram formadas em saquinhos de polietileno perfurados, que após encanteirados, procedeu-se a semeadura com duas sementes de Coffea arabica L., cultivar Catuaí Vermelho IAC 144. Os tratamentos constituíram-se: T1: 2 aplicações de imidaclopride(1ml.L-1 água)  nos estágios orelha de onça e 2° par de folhas verdadeiras;T2: 1 aplicação de imidaclopride (1ml.L-1 água) no estágio de orelha de onça; T3: 2 aplicações de thiamitoxan(0,5g.L-1água)  nos estágios orelha de onça e 2° par de folhas verdadeiras; T4: 1 aplicação de thiamitoxan(0,5g.L-1água)  no estágio de orelha de onça; T5: Testemunha. O delineamento experimental utilizado foi o de Blocos Casualizados, sendo quatro o número de repetições por tratamento. Aos 180 dias após a instalação do experimento, as oito mudas centrais da parcela útil foram retiradas e avaliadas nas características: altura, diâmetro do caule, número de pares de folhas, biomassa fresca e seca da parte aérea e raiz. Os tratamentos com o inseticida thiametoxan (2 aplicações) proporciona melhor desenvolvimento das mudas de cafeeiros com efeito positico sobre o diâmetro de caule e biomassa fresca e seca do sistema radicular. Por outro lado, a aplicação de imidaclopride prejudica o desenvolvimento das mudas de cafeeiros.

Biografia do Autor

Anna Lygia Rezende Maciel, IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho

Anna Lygia de Rezende Maciel Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Lavras. Doutora em Fitotecnia pela universidade Fedaral de Lavras. Atualmente Professora IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho

Roniel Geraldo Avila, Universidade Federal de Lavras

Roniel Geraldo Avila, Biólogo pelo IFSULDEMINAS-Câmpus Muzambinho. Atualmente mestrando em Agronomia/Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras- UFLA.

Paula Tristão Santini, Universidade Federal de Lavra (UFLA)

Biologa pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais-Campus Muzambinho. Mestranda em Agronomia/ Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Downloads

Publicado

11-09-2014

Como Citar

Durante, E. A., Maciel, A. L. R., Avila, R. G., & Santini, P. T. (2014). Efeito da aplicação de inseticidas no crescimento de mudas de cafeeiro. Revista Agrogeoambiental, 7(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015653

Edição

Seção

Artigo Científico