Caracterização morfológica de acessos de curauá do banco ativo de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n22015669Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a caracterização morfológica e agronômica de dois grupos de acessos de curauá do Banco Ativode Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. Os acessos foram avaliados de acordo com a idade das plantas, com 6 meses (15 acessos) e 12 meses (26 acessos). Os descritores utilizados foram: comprimento, largura, relação comprimento/largura, número e cor, das folhas. Os resultados foram submetidos à análise de variância e ao emprego do teste de Scott-Knott à análise de agrupamento e de componentes principais. A análise de variância resultou em diferenças significativas em ambos os grupos. Comparando, simultaneamente, as médias das variáveis respostas comprimento e relação comprimento/largura, observou-se que para as plantas do grupo 1 as maiores médias foram dos acessos FMR 2600 e SRR 2500. Já para o grupo 2 incluem os acessos PEMATEC R, PAB 900, EMBRAPA R, PPR 400 e ANR 1200.No dendrograma de similaridade entre os 15 acessos de curauá observou-se que há um grupo maior composto por 13 acessos constituído[1] por 3 subgrupos e um grupo menor. No grupo 2 observou-se a formação de dois grandes grupos e a formação de vários subgrupos. A análise de componentes principais mostrou grupos semelhantes aos observados no dendrograma.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.