Vigilância e controle da qualidade da água do Córrego Pirapitinga no município de Ituiutaba – MG
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n32014677Resumo
A água destinada ao consumo humano deve preencher as condições mínimas para que possa ser ingerida, o que se consegue através do seu tratamento. Nesse contexto destaca-se a importância de analisar e verificar a qualidade da água, uma vez que o consumo de água fora dos padrões de potabilidade constitui-se um fator de risco e agravo à saúde humana e dos animais que a utilizam. O presente estudo teve como objetivo analisar e verificar a qualidade da água do Córrego Pirapitinga da cidade de Ituiutaba-MG, quanto aos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Foram coletadas amostras de água provenientes de quatro pontos, sendo três no Córrego Pirapitinga, e um numa vertente menor a leste. Os resultados obtidos de metais, cor, pH, turbidez e temperatura estão dentro dos valores estabelecidos pela Resolução 357 do Conama de 2005. Quanto aos parâmetros microbiológicos verificou-se que os valores encontrados para o ponto 3 está fora do valor estabelecido por esta Resolução. Cabe ressaltar, a necessidade de um contínuo monitoramento água do Córrego Pirapitinga – Ituiutaba – MG, principalmente quanto à presença dos metais Cd e Cr, pois o Córrego Pirapitinga esta localizado em áreas urbanas, e sobre forte influencia de ação antrópica como a presença de um lixão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.