Vigilância e controle da qualidade da água do Córrego Pirapitinga no município de Ituiutaba – MG
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n32014677Abstract
A água destinada ao consumo humano deve preencher as condições mínimas para que possa ser ingerida, o que se consegue através do seu tratamento. Nesse contexto destaca-se a importância de analisar e verificar a qualidade da água, uma vez que o consumo de água fora dos padrões de potabilidade constitui-se um fator de risco e agravo à saúde humana e dos animais que a utilizam. O presente estudo teve como objetivo analisar e verificar a qualidade da água do Córrego Pirapitinga da cidade de Ituiutaba-MG, quanto aos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Foram coletadas amostras de água provenientes de quatro pontos, sendo três no Córrego Pirapitinga, e um numa vertente menor a leste. Os resultados obtidos de metais, cor, pH, turbidez e temperatura estão dentro dos valores estabelecidos pela Resolução 357 do Conama de 2005. Quanto aos parâmetros microbiológicos verificou-se que os valores encontrados para o ponto 3 está fora do valor estabelecido por esta Resolução. Cabe ressaltar, a necessidade de um contínuo monitoramento água do Córrego Pirapitinga – Ituiutaba – MG, principalmente quanto à presença dos metais Cd e Cr, pois o Córrego Pirapitinga esta localizado em áreas urbanas, e sobre forte influencia de ação antrópica como a presença de um lixão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.