Cooperativismo no agronegócio: uma investigação sobre o alinhamento estratégico entre dirigentes e cooperados
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n32015728Palavras-chave:
Cooperativismo. Agronegócio. Alinhamento Estratégico. Abordagem comportamental.Resumo
Este estudo propõe diagnosticar os alinhamentos estratégicos e os conflitos de interesses entre os gestores e os cooperados de uma cooperativa agropecuária. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 29 cooperados e 2 gestores de uma cooperativa agropecuária do Sul de Minas Gerais, caracterizando-se como um estudo de caso. Dentre os principais resultados, identificou-se que a cooperativa deve valorizar os aspectos que envolvem os conhecimentos do estatuto, as taxas administrativas perante os cooperados, e elaborar estratégias capazes de estimular a maior participação dos cooperados nas assembleias, para que a cooperativa fortaleça a abordagem comportamental focada na confiança, transparência e comprometimento, como uma perspectiva mais viável para a criação de vantagens competitivas para a cooperativa e cooperados. Em razão da representatividade que as cooperativas possuem no setor agropecuário, o estudo se mostra relevante pela necessidade das cooperativas de atentarem ao alinhamento estratégico com os interesses dos cooperados, de forma a buscar o bem comum entre seus cooperados e o consequente fortalecimento do agronegócio da região.
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