Cooperativismo no agronegócio: uma investigação sobre o alinhamento estratégico entre dirigentes e cooperados
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n32015728Keywords:
Cooperativismo. Agronegócio. Alinhamento Estratégico. Abordagem comportamental.Abstract
Este estudo propõe diagnosticar os alinhamentos estratégicos e os conflitos de interesses entre os gestores e os cooperados de uma cooperativa agropecuária. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 29 cooperados e 2 gestores de uma cooperativa agropecuária do Sul de Minas Gerais, caracterizando-se como um estudo de caso. Dentre os principais resultados, identificou-se que a cooperativa deve valorizar os aspectos que envolvem os conhecimentos do estatuto, as taxas administrativas perante os cooperados, e elaborar estratégias capazes de estimular a maior participação dos cooperados nas assembleias, para que a cooperativa fortaleça a abordagem comportamental focada na confiança, transparência e comprometimento, como uma perspectiva mais viável para a criação de vantagens competitivas para a cooperativa e cooperados. Em razão da representatividade que as cooperativas possuem no setor agropecuário, o estudo se mostra relevante pela necessidade das cooperativas de atentarem ao alinhamento estratégico com os interesses dos cooperados, de forma a buscar o bem comum entre seus cooperados e o consequente fortalecimento do agronegócio da região.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.