Extração de informações da cena urbana combinando imagens RADARSAT-2 e GeoEye
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n12016785Palavras-chave:
Geoeye. Speckle. Imagem radar. Classificação de imagens.Resumo
Neste trabalho, foi analisada a contribuição da imagem RADARSAT-2 na discriminação de elementos de uma cena urbana, quando fundida com uma imagem GeoEye. A vantagem da imagem-radar é que sua tomada independe das condições atmosféricas, e a resolução espacial nominal no modo ultrafino é de 3 metros. Já as imagens multiespectrais, mesmo sendo de alta resolução, não permitem discriminar todos os elementos que compõem uma cena urbana. O objetivo deste trabalho foi discriminar elementos da cena, utilizando a combinação de informações obtidas de imagem óptica e de radar, e também verificar se o modelo de transformação projetiva é adequado para a correção geométrica da imagem radar. Pretende-se, ainda, analisar o efeito dos filtros para redução do speckle na imagem e constatar a contribuição da imagem radar para a identificação de elementos presentes na cena. A transformação projetiva apresentou um resultado satisfatório na correção da imagem, apesar de o ângulo de visada ser lateral; os valores de resíduos para os pontos de controle e verificação ficaram menores que 1 metro. Para tratar o speckle, verificou-se que o filtro estatístico de média com janela 5x5 foi o que permitiu sua eliminação com maior eficiência. Os resultados dos experimentos de classificação, utilizando árvore de decisão, apresentaram-se coerentes com a realidade da área de estudo. O melhor resultado foi verificado no experimento utilizando a imagem GeoEye segmentada, combinada com a imagem radar, uma vez que essa contribui para a caracterização de estruturas metálicas que apresentam alto fator de reflexão. Foi possível comprovar a confiabilidade da técnica na visita de campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.