Extração de informações da cena urbana combinando imagens RADARSAT-2 e GeoEye
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n12016785Keywords:
Geoeye. Speckle. Imagem radar. Classificação de imagens.Abstract
Neste trabalho, foi analisada a contribuição da imagem RADARSAT-2 na discriminação de elementos de uma cena urbana, quando fundida com uma imagem GeoEye. A vantagem da imagem-radar é que sua tomada independe das condições atmosféricas, e a resolução espacial nominal no modo ultrafino é de 3 metros. Já as imagens multiespectrais, mesmo sendo de alta resolução, não permitem discriminar todos os elementos que compõem uma cena urbana. O objetivo deste trabalho foi discriminar elementos da cena, utilizando a combinação de informações obtidas de imagem óptica e de radar, e também verificar se o modelo de transformação projetiva é adequado para a correção geométrica da imagem radar. Pretende-se, ainda, analisar o efeito dos filtros para redução do speckle na imagem e constatar a contribuição da imagem radar para a identificação de elementos presentes na cena. A transformação projetiva apresentou um resultado satisfatório na correção da imagem, apesar de o ângulo de visada ser lateral; os valores de resíduos para os pontos de controle e verificação ficaram menores que 1 metro. Para tratar o speckle, verificou-se que o filtro estatístico de média com janela 5x5 foi o que permitiu sua eliminação com maior eficiência. Os resultados dos experimentos de classificação, utilizando árvore de decisão, apresentaram-se coerentes com a realidade da área de estudo. O melhor resultado foi verificado no experimento utilizando a imagem GeoEye segmentada, combinada com a imagem radar, uma vez que essa contribui para a caracterização de estruturas metálicas que apresentam alto fator de reflexão. Foi possível comprovar a confiabilidade da técnica na visita de campo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.