Parâmetros morfofisiológicos na avaliação da qualidade de mudas de três espécies florestais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016834Palavras-chave:
Recipientes. Viveiro florestal. Qualidade de mudas.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade morfofisiológica de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e Corymbia citriodora produzidas em blocos prensados e em dois modelos de tubetes (50 e 35 cm3), por meio da determinação do Índice de Qualidade de Dickson (IQD) e do potencial de regeneração de raízes (PRR) em aquários. As avaliações do PRR constaram da determinação dos seguintes parâmetros: número total de raízes regeneradas; número total de raízes regeneradas > 1 cm; comprimento total de raízes regeneradas. Para a determinação do IQD foi adotado o delineamento estatístico em blocos ao acaso, com cinco repetições constituídas de oito mudas, totalizando 40 mudas em cada tratamento. Na avaliação do PRR foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições constituídas de quatro mudas, totalizando 16 mudas em cada tratamento. Os resultados obtidos, por meio da avaliação dos parâmetros morfofisiológicos IQD e PRR, mostraram que as mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e Corymbia citriodora, produzidas no sistema de blocos prensados, apresentaram o melhor padrão de qualidade morfofisiológica, quando comparados ao sistema de produção de mudas em tubetes, que apresentaram os menores valores para esses parâmetros.
Palavras-chave: Recipientes. Viveiro florestal. IQD. PRR.
Downloads
Arquivos adicionais
- Índice de qualidade de Dickson (IQD) das mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis, e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3.
- Figura 2 - Valores médios do número total de raízes regeneradas de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3.
- Figura 3 - Valores médios do número total de raízes regeneradas maiores de 1 cm de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3.
- Figura 4 - Valores médios do comprimento das raízes regeneradas de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3.
- Sem título
- Tabela 1 - Composição da solução hidropônica e concentrações de micro e macro nutrientes, visando o desenvolvimento do sistema radicial das mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis, e Corymbia citriodora
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.