Parâmetros morfofisiológicos na avaliação da qualidade de mudas de três espécies florestais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016834Keywords:
Recipientes. Viveiro florestal. Qualidade de mudas.Abstract
O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade morfofisiológica de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e Corymbia citriodora produzidas em blocos prensados e em dois modelos de tubetes (50 e 35 cm3), por meio da determinação do Índice de Qualidade de Dickson (IQD) e do potencial de regeneração de raízes (PRR) em aquários. As avaliações do PRR constaram da determinação dos seguintes parâmetros: número total de raízes regeneradas; número total de raízes regeneradas > 1 cm; comprimento total de raízes regeneradas. Para a determinação do IQD foi adotado o delineamento estatístico em blocos ao acaso, com cinco repetições constituídas de oito mudas, totalizando 40 mudas em cada tratamento. Na avaliação do PRR foi adotado o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições constituídas de quatro mudas, totalizando 16 mudas em cada tratamento. Os resultados obtidos, por meio da avaliação dos parâmetros morfofisiológicos IQD e PRR, mostraram que as mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e Corymbia citriodora, produzidas no sistema de blocos prensados, apresentaram o melhor padrão de qualidade morfofisiológica, quando comparados ao sistema de produção de mudas em tubetes, que apresentaram os menores valores para esses parâmetros.
Palavras-chave: Recipientes. Viveiro florestal. IQD. PRR.
Downloads
Additional Files
- Índice de qualidade de Dickson (IQD) das mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis, e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3. (Português (Brasil))
- Figura 2 - Valores médios do número total de raízes regeneradas de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3. (Português (Brasil))
- Figura 3 - Valores médios do número total de raízes regeneradas maiores de 1 cm de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3. (Português (Brasil))
- Figura 4 - Valores médios do comprimento das raízes regeneradas de mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis e C. citriodora, produzidas em blocos prensados e tubetes de 50 e 35 cm3. (Português (Brasil))
- Sem título (Português (Brasil))
- Tabela 1 - Composição da solução hidropônica e concentrações de micro e macro nutrientes, visando o desenvolvimento do sistema radicial das mudas de Eucalyptus urophylla, E. camaldulensis, e Corymbia citriodora (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.