Levantamento da biodiversidade de arbóreas em fragmento florestal na região Sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016897Palavras-chave:
Composição florística. Diversidade de espécies. Índice de Shannon.Resumo
A flora arbórea brasileira é muito diversificada, mas as questões de identificação botânica, importância ecológica e biodiversidade ainda são pouco conhecidas. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar a flora de fragmento florestal localizado na região de Campos Gerais-MG. O fragmento florestal foi dividido em três áreas (A, B e C) e em cada área foram locadas 15 parcelas. Todas as espécies com diâmetro altura do peito (DAP) ≥ 10,0 cm foram avaliadas e identificadas. Os índices de Shannon (H’), Equabilidade de Pielou (J’) e de Similaridade de Sørensen foram calculados para as áreas em estudo. O levantamento florístico registrou 1013 indivíduos e 77 espécies arbóreo-arbustivas, distribuídas em 63 gêneros e 29 famílias botânicas. A vegetação apresenta uma composição florística mista, com espécies típicas de matas ciliares e de cerrado, com destaque para a família Fabaceae. O fragmento florestal apresentou baixo índice de similaridade Sorensen, em torno de 20%, quando comparado com outros estudos realizados no sul de Minas Gerais. O índice de biodiversidade e equabilidade revelaram diversidade florística para as áreas B (H’= 3,10 e J’=0,82) e C (H’= 3,45 e J’=0,85), e população de 150 e 100 plantas ha-1, respectivamente. A área A apresentou menor diversidade de espécies (H’= 2,48), menor densidade populacional (55 plantas ha-1), com maior número de indivíduos nas classes com menores DAP, encontrando-se em processo inicial de regeneração.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.