Caracterização de acessos de pimenta cumari de distribuição natural para fins de melhoramento genético
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016898Palavras-chave:
Capsicum spp., seleção genética, variabilidade.Resumo
A pimenta cumari (Capsicum baccatum var. baccatum, Capsicum baccatum var. praetermissum) é uma espécie considerada semi-domesticada. As pesquisas no melhoramento genético e obtenção de plantas mais produtivas de pimenta cumari são de grande importância, uma vez que a cultura é pouco difundida, sendo que não se encontra nenhuma linhagem comercial disponível. O presente trabalho teve como objetivo coletar, caracterizar materiais de pimenta cumari de distribuição natural e identificar materiais promissores a utilização em programas de melhoramento genético. Para isso, o trabalho foi divido em três etapas, sendo elas: coleta e identificação de materiais, análise da germinação e caracterização morfoagronômica. Na primeira fase foram realizadas visitas em propriedades de ocorrência de pimenta cumari, onde foram coletados frutos de nove plantas em regiões distintas para retirada de sementes, levantando as características das plantas e do local de ocorrência. Foram selecionados quatro materiais dos nove encontrados para implantação do ensaio, nomeadas de CH5, BI3, MA2 e CH2. A segunda etapa consistiu na avaliação da germinação das sementes com a adoção de algumas técnicas para quebra de dormência das sementes. Na última etapa foram realizadas avaliações para caracterização da planta de pimenta e dos seus frutos. Os dados foram submetidos à Análise de Variância, onde não obteve diferenças significativas para as características avaliadas. Logo, pode-se observar que qualquer um dos materiais coletados apresenta potencial para utilização em programa de melhoramento genético.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.