Caracterização física dos solos sob diferentes usos
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010246Abstract
Com objetivo de avaliar as características físicas dos solos em áreas sob diferentes usos na Fazenda Experimental do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, utilizaram-se indicadores físicos do solo como densidade do solo, densidade de partículas, porosidade, resistência a penetração, índice de floculação, perda do solo, grau de fragilidade e equação da perda do solo. Foram coletadas amostras de solo na camada de 0 a 10 cm para as análises densidade do solo, densidade de partículas, porosidade, índice de floculação, perda do solo e grau de floculação e para a resistência a penetração foi coletado na camada de 0 a 20cm de áreas pertencentes a quatro diferentes usos (mata nativa, pastagem, cafeicultura e fruticultura). Os resultados mostraram que a textura do solo dispersa em NaOH não apresentou diferenças estatísticas entre si, a textura dispersa em água apresentou uma forte agregação de partículas do solo sob a mata nativa, o grau de floculação apresentou uma boa agregação de partículas na área da mata nativa, a densidade do solo apresentou valores baixos que não apresentam problemas com compactação. A densidade de partículas apresentou valores próximos e estatisticamente iguais; a porosidade do solo não apresentou diferença entre si. Já a resistência a penetração não apresentou camadas compactadas na superfície do solo (0 a 10 cm), mas quando aprofundou nas camadas de 30 a 40 cm houve um pico de camada compactada nas áreas de cafeicultura e fruticultura.Downloads
Published
2010-01-01
How to Cite
Oliveira, R. T. de, Rocha, L. C. D., Rocha, I. G., & Fiorillo, C. A. de L. (2010). Caracterização física dos solos sob diferentes usos. Revista Agrogeoambiental, 2(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010246
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.