Eucalipto e capim elefante: características e potencial produtivo de biomassa
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010263Abstract
Biomassa é a matéria orgânica utilizada na produção de energia. Dentre as vantagens do uso da biomassa está, principalmente, a sustentabilidade, pelo fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos, não contribuindo para o efeito estufa, com o gás carbônico (CO2 ), já que o mesmo é absorvido através da fotossíntese, o que não ocorre em outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão, além disso, apresenta um baixo custo de produção. A biomassa se destaca, ainda, pelo seu potencial energético e pelas facilidades de armazenamento e transporte. Em vários países, a biomassa é considerada uma importante fonte de energia, principalmente em áreas rurais, a utilização da biomassa é, por vezes, a forma mais barata de produzir eletricidade ou ar quente para secagem de produtos agrícolas. O artigo descreve a importância do uso da biomassa como fonte energética e discute as características e potencial produtivo de biomassa do capim elefante e do eucalipto. Após a revisão de literatura foi possível identificar que o capim elefante pode ser mais eficiente e viável do que o eucalipto na produção de energia, visto que apresenta uma produtividade mais elevada (60 t/ha/ ano de massa seca); menor ciclo produtivo (2 a 4 cortes ao ano); é capaz de enriquecer naturalmente o solo; conservar os mananciais; pode ser produzido com a presença de animais; apresenta grande capacidade de captar CO2 devido ao seu elevado crescimento; e por fim ainda tem um alto teor de fibra que caracteriza um grande potencial energético e biomassa.Downloads
Published
2010-01-01
How to Cite
Silva, E. da, & Rocha, C. R. (2010). Eucalipto e capim elefante: características e potencial produtivo de biomassa. Revista Agrogeoambiental, 2(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010263
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.