Recuperação de um trecho de mata ciliar do rio Mogi-Guaçu, município de Inconfidentes, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010289Abstract
As matas ciliares podem ser consideradas como as formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza, funcionam como um filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d´água. Tais ambientes funcionam também como um retentor da terra das margens, o que evita a erosão e o assoreamento dos cursos de água. Com as chuvas, a mata ciliar impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma só vez no rio, evitando assim as enchentes. Não obstante, essa formação não escapou da destruição, caracterizando uma das formações florestais mais degradadas atualmente. Diante da preocupação com o futuro das florestas ribeirinhas, o presente trabalho objetivou gerar uma proposta para recuperação de um trecho da mata ciliar do rio Mogi-Guaçu, localizado no município de Inconfidentes, ao sul do estado de Minas Gerais, e assim reduzir os processos de degradação do solo e principalmente evitar enchentes que são freqüentes em épocas chuvosas. As espécies indicadas foram selecionadas com base em estudos realizados na região da Bacia do rio Mogi-Guaçu. A introdução das espécies tomou como base as categorias sucessionais de cada uma. Juntamente com a recuperação biológica da mata ciliar, foram recomendadas ações relacionadas a conscientização ambiental da comunidade, visando a percepção sobre os valores dos bens da natureza e seu impacto na sua própria vida.Downloads
Published
2010-12-01
How to Cite
Durazzini, A. M. S., Preto, C. L. de O. C., & Roma, T. N. de. (2010). Recuperação de um trecho de mata ciliar do rio Mogi-Guaçu, município de Inconfidentes, Minas Gerais . Revista Agrogeoambiental, 2(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010289
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.