Qualidade da Forragem e dos Componentes de Híbridos de Milho de Diferente Degradabilidade da Matéria Seca
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011297Abstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da forragem e dos componentes de híbridos de milho de alta e baixa degradabilidade da matéria seca em três épocas de corte e em duas épocas de semeadura. Oito híbridos de milho de diferentes características agronômicas reunidos em grupos de alta degradabilidade (DEG) da matéria seca e baixa degradabilidade da matéria seca foram avaliados em dois experimentos com semeadura realizada em 11/11/2007 (NOV) e 12/12/2007 (DEZ) sob sistema convencional de cultivo. Os híbridos foram colhidos em três estádios de maturação dos grãos, meia linha de leite (½ LL), três quartos da linha de leite (¾ LL) e camada negra (CN). O avanço na maturidade afeta a degradabilidade (DEG), fibra em detergente neutro (FDN) e FDN degradável da planta inteira e seus componentes, exceto para FDN degradável de colmo. O grupo de alta degradabilidade da matéria seca apresenta melhores valores de DEG, FDN e FDN degradável para todos os componentes exceto FDN de palha, FDN degradável de folha e FDN degradável de palha que não apresentaram diferenças entre os grupos avaliados. A interação não significativa entre grupos x épocas de corte para todas as variáveis evidencia a melhor qualidade dos híbridos de alta degradabilidade da matéria seca com o avanço da maturidade da planta. O atraso na semeadura afetou a degradabilidade dos componentes folhas, palhas e grãos, além dos teores de FDN de palha, sabugo e FDN degradável de folha, porém não alterou os parâmetros associados à planta inteira.Downloads
Published
2011-04-01
How to Cite
Pereira, J. L. de A. R., Pinho, R. G. V., Souza Filho, A. X., Santos, Álvaro de O., & Fonseca, R. G. (2011). Qualidade da Forragem e dos Componentes de Híbridos de Milho de Diferente Degradabilidade da Matéria Seca. Revista Agrogeoambiental, 3(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011297
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.