Proposta para um sistema de automação de níveis digitais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011301Abstract
O presente trabalho apresenta a metodologia, os resultados e conclusões do desenvolvimento de um Sistema de Automação para Níveis Digitais – SAND, composto por uma plataforma que aloja o motor de passo e os sistemas de engrenagem. Esta plataforma é controlada por uma placa microcontroladora, que permite o movimento horizontal do nível geodésico digital, sem a interferência do observador. Além disso, esta plataforma acomoda um motor que é utilizado para realizar a focalização da imagem das miras verticais que são instaladas junto ao objeto que se deseja realizar o monitoramento. Utilizando técnicas do nivelamento geométrico, o SAND realiza as leituras da mira com códigos de barra, visando à determinação dos desníveis entre os pontos de interesse, e com isso determina possíveis deslocamentos da estrutura. O sistema foi desenvolvido para realizar o monitoramento de estruturas como pontes, viadutos, barragens, edifícios, em tempo real, de forma automática, ou seja, sem a necessidade de um Técnico para operar o nível. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade da aplicação da metodologia proposta.Downloads
Published
2011-04-01
How to Cite
Andolfato, S. H. D., & Faggion, P. L. (2011). Proposta para um sistema de automação de níveis digitais. Revista Agrogeoambiental, 3(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011301
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.