Abordagem do processo de comunicação e a participação dos agentes envolvidos com a produção integrada
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n32011356Abstract
A fruticultura é um dos segmentos mais dinâmicos e competitivos do setor agrícola brasileiro. No Brasil são produzidas dezesseis espécies de frutas sob o sistema de produção integrada. A Produção Integrada-PI envolve 339 entidades públicas e privadas, no entanto, ainda é incipiente o conhecimento em torno dos avanços conquistados pela PI. A comunicação e a informação pertinente são fundamentais para promover a melhoria contínua da PI e têm assumido papéis importantes na superação de barreiras técnicas. Assim, este trabalho teve por objetivo identificar os canais de comunicação entre os principais agentes envolvidos com o planejamento da PI e suas participações no processo de comunicação, para levar informações aos agentes regulamentadores e coordenadores do programa. Esta pesquisa foi feita a partir de uma entrevista com o coordenador da Produção Integrada no Ministério da Agricultura, com base em formulários que abordavam o planejamento e a implementação da produção integrada e a participação dos principais agentes envolvidos com o Programa. Concluiu-se que há a necessidade de promover maior integração entre os agentes, criando canais de comunicação mais eficazes e focados na coleta de dados e informações necessários ao planejamento da produção integrada no Brasil.Downloads
Published
2011-12-01
How to Cite
Almeida, G. L. de, Costa, S. R. R. da, & Santos, A. L. de S. dos. (2011). Abordagem do processo de comunicação e a participação dos agentes envolvidos com a produção integrada. Revista Agrogeoambiental, 3(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n32011356
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.