Carbono orgânico de um Latossolo Vermelho cultivado com cafeeiros em sistemas de manejo agroflorestal e convencional
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n22012446Abstract
O conhecimento da influência dos diversos sistemas de manejo do solo com cafeeiro é de grande importância para avaliar a dinâmica de carbono orgânico no solo. Na verificação da qualidade do solo, o carbono orgânico é um dos atributos mais utilizados, pois permite o monitoramento de mudanças de médio a longo prazo. Uma das diferenças marcantes entre os sistemas de manejo é que o cafeeiro sob sistema agroflorestal produz maior quantidade de resíduos orgânicos oriundos das árvores e do próprio sistema de manejo, quando comparado ao manejo convencional, o que pode aumentar os teores e o estoque de carbono orgânico do solo (COS). Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a densidade do solo e os teores e estoques de COS em cafeeiros nos sistemas de manejo convencional (CC) e agroflorestal (SAF), no Sul de Minas Gerais. Foram coletadas amostras de solo deformadas e indeformadas, nas posições de projeção da copa (PC) e entrelinha (EL) dos cafeeiros e de forma aleatória na mata nativa (MN), na profundidade de 0–20 cm. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com 3 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos foram os seguintes sistemas de manejo: cafeeiro convencional (CC), cafeeiro agroflorestal (SAF) e a mata nativa (MN). O cafeeiro manejado sob sistema agroflorestal apresentou maior teor de COS na projeção da copa e maior estoque de COS quando comparado ao sistema de manejo convencional. Palavras-chave: Coffea arabica L. Agrofloresta. Estoque de carbono orgânico do solo.Downloads
Published
2012-08-23
How to Cite
Cogo, F. D., Nannetti, D. C., Carmo, D. L. do, Lacerda, T. M., & Nannetti, A. N. (2012). Carbono orgânico de um Latossolo Vermelho cultivado com cafeeiros em sistemas de manejo agroflorestal e convencional. Revista Agrogeoambiental, 4(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n22012446
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.