Análise da sustentabilidade energética do sistema de uma usina autônoma de álcool através de índices de emergia e pegada ecológica
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013483Abstract
A avaliação convencional de uso de energia e recursos por um sistema de produção considera apenas o valor de bens e serviços de mercado, e não os bens e serviços naturais. Devido à necessidade de se avaliar os parâmetros que não são levados em consideração no que diz respeito ao ponto de vista ecológico, surgiu o conceito de emergia, o qual consiste na soma de energia já utilizada, direta ou indiretamente, para a criação de um novo produto ou serviço. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a sustentabilidade energética do processo de uma usina autônoma de álcool através do cálculo de índices de emergia, pegada ecológica e capacidade de carga. Os resultados obtidos mostram que, apesar de alguns índices emergéticos calculados se mostrarem desfavoráveis, de maneira geral, os resultados foram satisfatórios para o sistema avaliado, o que indica que para o ritmo da utilização de recursos, o impacto ecológico do processo em consideração é menor do que a capacidade de carga.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.