O Uso de Medicamentos à Base de Plantas Medicinais por Médicos do SUS no Município de Teresópolis, RJ

Autores

  • Karine da Silva Ribeiro Pós-graduação em Gestão Ambiental (Universidade Candido Mendes).
  • André Luis de Alcantara Guimarães Centro Universitário Serra dos Órgãos Graduação em Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n12013581

Resumo

A prática de utilizar elementos da natureza com finalidade de auxiliar o homem já é bastante antiga. Desde os tempos primitivos, plantas, animais e elementos químicos fazem parte dos “medicamentos” que o homem utiliza. Com o passar do tempo, baseado no conhecimento do homem, surgiram pesquisas a fim de verificar o potencial de certas plantas, a partir daí surgiram os fármacos compostos de matéria prima vegetal, pois surgiram do isolamento de alguns extratos vegetais. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento de dados a fim de obtermos informações sobre a prescrição de tratamentos à base de plantas medicinais e fitoterápicos por médicos do SUS (Sistema Único de Saúde), do município de Teresópolis, RJ. Foram entrevistados 18 médicos de diferentes especialidades, do ambulatório do UNIFESO. Do total de entrevistados, 83,3%, afirmou acreditar no potencial dos medicamentos à base de plantas medicinais e apoia o uso destes medicamentos, mas a maioria, 94,4%, diz não conhecer o programa, que é exatamente o que regulamenta o uso de plantas medicinais, e possui um “banco de dados” das plantas que tem sua “confiabilidade” verificada. O fato de a maioria dos médicos não terem conhecimento sobre o programa nacional de plantas medicinais, é algo preocupante, pois foi possível perceber na realização desta pesquisa, que alguns consideram o uso de plantas, ou de medicamentos à base de plantas medicinais uma forma de tratamento com menos efeitos colaterais, porém esta falta de informação sobre o programa não garante uma relação risco-benefício favorável. Assim, é de total importância que médicos formados e acadêmicos conheçam o programa nacional de plantas medicinais para uma possível implantação de programas que incentivem o de tratamentos à base de plantas medicinais pelo SUS como uma alternativa mais viável.

Biografia do Autor

Karine da Silva Ribeiro, Pós-graduação em Gestão Ambiental (Universidade Candido Mendes).

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UNIFESO-Centro Universitário Serra dos Órgãos)

Pós-graduanda em Gestão Ambiental (Universidade Candido Mendes).

André Luis de Alcantara Guimarães, Centro Universitário Serra dos Órgãos Graduação em Ciências Biológicas

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Graduação em Ciências Biológicas - Ecologia (2003-2007)

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Mestrado em Botânica (Museu Nacional/2008-2010). Doutorando em Botânica (Museu Nacional/2011-2013)

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Professor da Faculdade de Farmácia (2011-2013)

UNIFESO - Professor de Graduação em Ciências Biológicas e Farmácia (2011-2013)

UNISUAM - Professor de Graduação em Farmácia (2013)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-07-2013

Como Citar

Ribeiro, K. da S., & Guimarães, A. L. de A. (2013). O Uso de Medicamentos à Base de Plantas Medicinais por Médicos do SUS no Município de Teresópolis, RJ. Revista Agrogeoambiental, 1(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n12013581

Edição

Seção

Artigo Científico